sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Uma questão de tempo

Último minuto de 2008 terá mais um segundo
Na sua celebração da passagem de ano, abra a garrafa de champanhe um segundo mais tarde… É que o último minuto de 2008 terá 61 segundos.
60, 59, 58... 3, 2,1… 1» Esta seria a forma apropriada de fazer a contagem decrescente para a chegada de 2009, já que o último minuto do ano terá um segundo extra, denominado «segundo intercalar», de forma a corrigir uma ligeira anomalia entre os relógios atómicos e o tempo astronómico, baseado na rotação da Terra.
A técnica visa manter alinhado o Tempo Universal Coordenado (UTC) com as escalares astronómicas variáveis GMT e Hora Universal (UCI).
Em 1972 foram acrescentados 10 segundos intercalares e outros 23 têm sido adicionados desde então. Os últimos datam de 2005.
No entanto, esta poderá ser a última vez que é acrescentado um segundo intercalar, uma vez que a União Internacional de Telecomunicações, que gere a questão, propõe abolir esta técnica e, me vez dela, passar a acrescentar uma hora extra a cada 600 anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está mais um segundo de crise...

Anónimo disse...

Parabens pelo blog, pelo menos é informativo e não é como aquele do pasaloza de evoramonte que é só para dizer mal das pessoas.

A Bolotinha disse...

...meu amigo Jorge, muitos parabens por te encontar no mundo da blogosfera!!! Bom ano de 2009 com muitas e boas noticias!!! beijokas