sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Boneco

Brados do Alentejo 446
27 de Março de 1998



Mostra…
Precisamente uma daquelas situações que dispensam comentário!


Hoje

Apesar de não ser a ideal, a recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na cidade de Estremoz tem melhorado bastante. Situações como esta que podemos observar no “Boneco”, fotografia captada há mais de 10 anos, não eram apenas pontuais. O lixo acumulava-se em alguns locais da cidade e não apenas junto aos contentores.
Outro factor que contribuiu para um avanço na resolução deste problema foi também a implementação de Ecopontos e a sensibilização da população em geral para a necessidade de reciclar.
Já percorremos um longo caminho, mas ainda há muito para fazer.

8 comentários:

Luís Russo disse...

Têm vindo a ser publicadas imagens do final dos anos 90 de determinadas situações comparadas com a situação actual.
Para quem lê fica com a sensação que esses problemas foram resolvidos cerca de 10 anos depois, ou seja, no actual mandato.
A verdade é que as situações referidas existiram mas foram resolvidas em mandatos anteriores.

Anónimo disse...

Curioso o facto do Luís Russo, quando aqui foi falado da questão da água, que nos anteriores mandatos nada fizeram, ele não tenha vindo defender a sua dama...

Jorge, peço-te para publicares uma foto de como estavam certas coisas no tempo do Sr. Vinho e como estão agora, mas resolvidas pelo actual mandato.

Atenciosamente... Um abraço...

Anónimo disse...

No tempo da CDU e do Mourinha também havia lixo acumulado nas ruas, vidros, papelões e outros detritos colocados ao lado de contentores cheios? Não me lembro. Deves ter feito a foto no photoshop.
Também parece que algum cidadão desta pacata cidade não sabia que por cá existia o PCP. Porque será? Os jornais locais não lhe solicitam participação? Eles acedem a responder a todos os orgãos de informação? Se eu não sei sequer que existem. A culpa será minha? Claro que é.

Anónimo disse...

O importante é que as coisas estão melhores. Quem as resolveu? Não fez mais que a sua obrigação. Não é uma obra de mérito mas sim uma tarefa de base. Há claro que continuar a melhorar, são precisos mais ecopontos e maior civismo. Todos a contribuir

Anónimo disse...

Sábias as palavras do gajo do castelo. Só não queiram enganar o pessoal que no tempo deles estava tudo bem e resolveram tudo. Se assim fosse não tínhamos chegado ao que chegamos.

Anónimo disse...

Mais um excelente trabalho. Continua Jorge.

Jorge Pereira disse...

Considero que há dois ou três pontos que precisam de ser esclarecidos neste post. Primeiro que tudo, Sr. Luís Russo, não é minha intenção criticar ou enaltecer o trabalho de qualquer executivo. O Boneco é uma “ponte” entre o passado e o presente e serve exclusivamente para todos nós reflectirmos sobre o que tem ou não melhorado na nossa cidade.
O Sr. também disse que “as situações referidas existiram mas foram resolvidas em mandatos anteriores”. Neste ponto tenho que discordar de si. A questão do lixo é muito complicada e está longe de estar resolvida e vai perceber amanhã porquê. O lixo que existe na zona histórica, junto ás muralhas, não é efeito de uma deficiente recolha e não é da culpa de qualquer executivo… Estou a falar de pessoas e de falta de civismo. Ainda há quem não entenda que apesar de ser mais fácil atirar um colchão para a muralha, “ali mesmo à mão de semear”, o devia colocar no Ecocentro.
Obrigado

Anónimo disse...

Há uma verdade incontornável. O pelouro da limpeza urbana no actual mandato CORREU MAL!
O resto é conversa.
Jorge, continua a fazer o teu papel. O que estás a fazer é um exemplo de cidadania, mesmo que depois surja gente que tenta o "miserável aproveitamento politico", como foi o caso do primeiro comentário.