domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher
A história
Durante séculos o papel da mulher resumiu-se ao papel de mãe, esposa e dona de casa. Após a segunda metade do século XIX e com a revolução industrial em curso, esse cenário alterou-se e as mulheres passaram também a trabalhar nas fábricas, tendo no entanto o seu salário muito mais reduzido que o dos homens. Desde então as mulheres encetaram diversas formas de luta contra esta descriminação.Segundo a historia, ou lenda, no dia 8 de Março de 1857, em Nova York, um grupo de operárias da industria têxtil decide manifestar-se pela redução do horário de trabalho e pela igualdade de direitos salariais, uma vez que recebiam menos de um terço do salário dos homens. Nesse dia ficaram fechadas na fabrica onde deflagrou um incêndio, morreram 130 mulheres em defesa dos seus ideais de luta pela igualdade de direitos.
Mais tarde em 1910 foi instituído o dia internacional da mulher, numa conferência internacional de mulheres que decorreu na Dinamarca, como forma de homenagear todas as mulheres e em especial aquelas 130, que em defesa dos seus ideais acabaram com as suas vidas num incêndio mortal.
Desde então o dia 8 de Março passou a figurar nos calendários de eventos internacionais.


15 mulheres que mais se têm destacado no mundo

Alemanha
Angela Merkel
Chanceler alemã, é a única mulher a fazer parte dos G–8, grupo dos setes países mais ricos do mundo mais a Rússia. É considerada a mulher mais poderosa do mundo.


Argentina
Cristina Kirchner
Presidente da Argentina desde 2009. Foi eleita a 13ª mulher mais poderosa do mundo.



Brasil
Gisele Bundchen

A brasileira é a supermodelo mais bem paga do mundo. Noiva de um jogador de Futebol Americano, Tom Brady, Gisele ainda tem contractos e é marca de sandália.






China
Margaret Chan
A médica chinesa é directora da Organização Mundial da Saúde desde 2007. Chan é graduada em medicina pela universidade canadense de Western Ontário e iniciou a sua trajectória profissional no âmbito da saúde pública em 1978.




Estados Unidos da América
Hillary Clinton
Ex primeira-dama dos Estados Unidos, deixou o cargo de senadora por Nova York para ser a Secretária de Estado no governo de Barack Obama. É responsável em facilitar o diálogo com os países, principalmente aqueles que os EUA têm mais dificuldade, como o Irão e Coreia do Norte.


Angelina Jolie
Além de ser uma das actrizes mais bem paga do cinema mundial, é também Embaixadora da ONU.





Nancy Pelosi
Presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos da América desde 2007, sendo a primeira mulher a exercer esta função. A sua posição só a deixa atrás de Obama e do Vice-presidente Joe Biden. Neta de imigrantes italianos, mãe de cinco filhos, com seis netas, e casada com um rico investidor, Pelosi foi eleita pela primeira vez ao Congresso em 1987.


França
Carla Bruni-Sarkosy
Ex-modelo, a cantora passou a encantar o mundo depois de se casar com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Desde então, acompanha o marido e promove eventos de beneficência.


Índia
Indra Nooyi

Executiva-chefe da PepsiCo, a indiana apareceu em terceiro na lista das mais poderosas do mundo em 2008. A empresa é uma das maiores de bebidas e alimentação do mundo. Em 2006 foi eleita a empresária mais poderosa do mundo.




Sonia Gandhi
A italiana casada com Nehru Gandhi, é líder do Partido do Congresso Nacional da Índia desde 2005.





Israel
Tzipi Livni

Ex-ministra do Exterior de Israel, lidera o partido Kadima no grupo que faz oposição a Netanyahu.




Jordânia
Rainha Rania Al-Abdullah

Em 2008 entrou na lista das mulheres mais poderosas do mundo na 96ª posição. A rainha da Jordânia viaja pelo mundo promovendo eventos assistenciais e de beneficência.


Chile
Michelle Bachelet

Médica, é presidente do Chile desde 2006. Foi eleita a 25ª mulher mais poderosa do mundo em 2008.




Grã-Bretanha
Rainha Elizabeth II

Aos 82 anos, é a monarca britânica com mais idade da história. Desde a sua coroação em 1953, viu passar por Buckingham 11 primeiro-ministros, de Winston Churchill a Gordon Brown. A monarca participa em inaugurações, recepções em Buckingham, entregas de condecorações e prémios, entre outras actividades.


Mianmar
Aung Sang Suu Kyi

Aos 63 anos, a Prémio Nobel da Paz em 1991 lidera o combate pela democracia em Mianmar e, por causa disso, vive em prisão domiciliária há quase 20 anos, não consecutivos.

2 comentários:

Anónimo disse...

women rules...
Bjinhos

Anónimo disse...

Uma boa homenagem ao dia da mulher.
O teu blog está muito bem. Venho cá todos os dias ver as noticias da nossa terra.
Beijos