quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia do Livro e do Direito de Autor

Celebra-se amanhã o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro.
Diversas actividades e iniciativas comemorativas estão a ser desenvolvidas um pouco por todo o país e Estremoz não foge à regra.
Assim, desde ontem, dia 21, decorre na Escola Secundária Rainha Santa Isabel a Feira do Livro, evento que encerrará na próxima segunda-feira, 27 de Abril.
Na Biblioteca Municipal, o Teatro do Imaginário apresentará amanhã, dia 23, a dramatização do conto “ O Beijo da Palavrinha”, do autor Moçambicano Mia Couto, realizada em duas sessões, uma às10h00 e outra às 14h00.
No mesmo dia, no Teatro Bernardim Ribeiro, pelas 10h00, a escritora Ana Oom participará num colóquio, dinamizado pelas Escolas Básicas do 1º ciclo de Veiros, S. Lourenço e Caldeiro, no âmbito do projecto “Ler para Aprender”, onde alunos e professores vão apresentar os seus trabalhos sobre a obra desta autora.
O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da
UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo.

Sem comentários: