domingo, 5 de abril de 2009

Hipoterapia no RC3

Já “falei” (escrevi) sobre o tema que se segue numa notícia publicada no jornal Brados do Alentejo no final do ano passado, mas gostaria de, mais uma vez, salientar o importante papel que o meu querido Regimento de Cavalaria 3 tem desempenhado no campo social.
A hipoterapia começou no Regimento de Cavalaria Nº3, em Estremoz, no ano de 2004 fruto da pretensão do comando em abrir as portas do quartel e apoiar a população civil. Desde então, esta forma de terapia já ajudou cerca de 80 crianças com diversas deficiências e o RC3 distingue-se, assim, ao nível do exército por ser a única unidade a realizar esta actividade.
Deste apoio usufruem, actualmente, a CerciEstremoz com oito crianças, a Equipa de Intervenção Precoce e Agrupamento de Escolas de Estremoz com18 e a Equipa de Intervenção Precoce de Sousel com seis.
Através da hipoterapia as crianças adquirem respeito pelos animais e esta actividade melhora a capacidade de concentração, motora e de comunicação, ajudando ainda na postura e no controlo da função respiratória.
Quando efectuei este trabalho tive o prazer de verificar que o leccionar a hipoterapia “mexe” com os responsáveis. As crianças são tratadas como pessoas normais para não terem qualquer sentimento de inferioridade e, cada vez mais, a hipoterapia os ajuda a ser iguais aos outros.
Nesta Perspectiva de abertura à comunidade, é pretensão do RC3 abrir estas sessões a mais escolas.
No passado sábado, há uma semana, teve lugar uma apresentação destas crianças na Semana Equestre Militar. Assim, o RC3 espera que as outras unidades sigam este exemplo e que outros regimentos façam o mesmo!

4 comentários:

Anónimo disse...

muito bem amigo! esta muito bom, obrigado pela importancia que têm dado a este assunto que é de todos nos, um bem haja pra quêm ajuda nesta causa

Roseira disse...

Excelente iniciativa. O RC3 está de parabéns por ter aberto as portas...
Bem hajam

Kruzes Kanhoto disse...

http://kruzeskanhoto.blogspot.com/2009/04/uma-especie-de-premiozinho.html

CM disse...

Não podemos pensar no RC3 só como instituição militar que è, mas tambem e principalmente nos militares que fazem parte desse quartel e que para alem de todo o seu profissionalismo se dedicam de corpo e alma a esta causa sem qualquer interesse financeiro ou pessoal, para todos eles os meus agradecimentos, ainda que felizmente não tenha nacessidade de recorrer á sua boa vontade e espirito de sacrificio, que sempre foi e pelos vistos continua a ser apanagio dos militares.mesmo com sacrificio da propria vida( mesmo sendo a pessoal).