quarta-feira, 8 de abril de 2009

Serra d’Ossa cada vez menos nossa!

Falo algumas vezes na serra d’ Ossa e, tristemente, observo que ela cada vez é menos nossa. Um pouco por todo o lado vão-se vislumbrando algumas placas que proíbem o estacionamento (no meio da serra?) e a recolha de cogumelos, espargos e outros frutos silvestres.
Será que não gostamos todos nós de uma boa omeleta de espargos ou uns cogumelos selvagens assados, petiscos cada vez mais raros e que nos deliciam? Efectivamente, “a tradição já não é o que era” e, actualmente, se pretendermos um produto “natural” compramos no supermercado com certificado de qualidade. Assim, acabam-se aos “poucos” os mercados típicos e com a própria tipicidade da apanha destas iguarias.



10 comentários:

Anónimo disse...

Os gajos são espertos, assim comem só eles

Anónimo disse...

tens toda a razão. A NOSSA serra d´ossa é cada vez menos isso. Não sei quando é que o pessoal com dinheiro (na sua maioria de fora) vão começar a pensar que não podem fazer o que querem.

Anónimo disse...

... é fácil resolver este assunto, começamos por "ARRANCAR" as placas coloridas, afinal de quem é a Serra d´Ossa? É nossa ou desses gajos de fora? que só cá vêm ao fim-de-semana, respirar o nosso ar da serra...."os raios que os partam"... é as placas e o arame farpado.... já começa a ser demias!!! oa alentejanos vão começar a perder a paciência que lhes é tipica...

Anónimo disse...

E não é só na serra que isto se passa. Um pouco por todo o lado tudo vai estando vedado e tudo vai sendo proibido. É uma vergonha não podermos desfrutar daquilo que nos pertence!

Rennie disse...

se te fossem ao frigorifico tirar a comida tambem nao gostavas...

cm disse...

Rennie, já pensou que eles tb não os comem e nem sequer os sabem apanhar?

Anónimo disse...

..é isso e o outro individuo que anda a espalhar blocos de marmore no caminho que fazemos de bicicleta em direção á herdade das carvalhas, agora ja acrescentou mais uns blocos de marmore junto á ponte que passa por cima da auto-estrada...penso que é um caminho agricola e não pode ser cortado...acho que a passagem por aquele caminho não afecta a exploração da pedreira...mas pronto

Jorge Pereira disse...

Sr. anónimo das 20:41,
o assunto dos obstáculos será brevemente abordado neste blogue.
Obrigado a todos pela participação

Anónimo disse...

A culpa é do Fateixa. Tenho a certeza

Anónimo disse...

Será que os proprietarios das terras não têm razão?
Afinal de quem são as terras?
Quem paga os impostos?