sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Quintas", Dia de Ricardo Araújo Pereira

Leiam o texto até ao fim porque está, simplesmente, magnífico!


A importância política do sopapo
Os calvários do PS são razoavelmente monotemáticos, mas muito eficazes: Sócrates enfrenta uma campanha negra; Vital arrisca ficar todo negro durante a campanha

O PS exige que o PCP peça desculpa pela agressão de que Vital Moreira foi alvo. O PCP exige que o PS peça desculpa por declarar que o PCP foi responsável pela agressão. Eu peço desculpa mas tenho dificuldade em compreender os pedidos de desculpa. Parece claro que a agressão a Vital Moreira agradou a toda a gente: os comunistas que lhe deram uns safanões puderam satisfazer um desejo muito antigo; os socialistas obtiveram outro mártir. Os calvários do PS são razoavelmente monotemáticos, mas muito eficazes: Sócrates enfrenta uma campanha negra; Vital arrisca ficar todo negro durante a campanha. Depois da campanha negra, a campanha das nódoas negras. Não há negrume que não aflija o PS.

É evidente, por isso, que só por estúpido sectarismo político um episódio edificante como este pode dividir os partidos. Num dos raros momentos da vida política portuguesa em que todos têm motivos para se regozijar, ainda assim a politiquice impede os partidos de saborearem, unidos, as cenas de pancadaria entre os seus militantes. É triste, mas é o país que temos.

Além do mais, a agressão a Vital Moreira nega a ideia da morte das ideologias e da luta política. Como se vê, a luta política existe no sentido próprio da expressão, o que se saúda. E, na minha opinião, quando a luta política tem mais de luta do que de política, os cidadãos têm mais vontade de participar. Os portugueses interessam-se muito mais por um debate político se puderem aglomerar-se em redor dos candidatos a gritar: "POR-RA-DA! POR-RA-DA! POR-RA-DA!"

É incompreensível, por isso, que o PCP não queira admitir a responsabilidade pelo acto profundamente democrático do seu militante ou simpatizante, especialmente na medida em que estamos perante uma das características que distinguem o PCP dos outros partidos: os comunistas nunca ganharam uma eleição nacional, mas têm um talento particular para bater no candidato vencedor. Foi assim na Marinha Grande, quando um alegado comunista deu o tabefe que levou Soares à presidência, e será assim nas europeias, que o PS de Vital Moreira, previsivelmente, vencerá. Levando tudo isto em consideração, é inconcebível que um militante do PCP não tenha ainda tido a ideia de aplicar uma valente carga de pancada em Jerónimo de Sousa. Se o PCP estivesse verdadeiramente empenhado em ganhar eleições, já teria espancado o seu líder. A maior parte do povo português não vota em quem os comunistas votam, mas empenha-se em eleger qualquer pessoa em que eles batam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, está espectacular. O pior é se isto cai em moda e chega à nossa cidade. Tb não vejo outra formas de eles ganharem em as eleições em Estremoz.
Abraço, companheiro