quarta-feira, 6 de maio de 2009

Touradas, sim ou não?!? (Resultado da sondagem)

Devem-se continuar a realizar touradas em Portugal?
Sim: 44 votos (30%)
Não: 93 votos (65%)
Indeciso: 5 votos (3%)
Total de participantes: 142

O assunto lançado foi polémico e suscitou alguns comentários, tanto pelos defensores da “festa brava” como pelos que defendem os direitos dos animais.
Quanto à votação, que teve a duração de uma semana, participaram 142 pessoas, 93 (65%) das quais votaram não às touradas e 44 (30%) votaram sim. Só 5 (3%) dos participantes afirmaram ter dúvidas em relação a este assunto.

Entendi não tecer grandes comentários porque apenas me estaria a repetir, cabendo aos visitantes deste blogue a responsabilidade de comentar estes números, se assim o entenderem…
Uma coisa é certa, quer se goste ou não das touradas milhares de pessoas todos os anos se dirigem às praças para assistir aos eventos tauromáquicos.
Aqui fica um excerto de uma notícia que li ontem no jornal Expresso que comprova isso mesmo:

Touradas: Quase 700 mil espectadores em 2008
“O número de espectadores atingiu valores que já não se verificava há quatro anos, revela a Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC). (…)
O relatório da actividade tauromáquica de 2008 da Inspecção-geral das Actividades Culturais contabilizou 698.142 espectadores de corridas de touros, dos quais 613.542 em praças fixas e 84.600 em recintos desmontáveis.
A praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, que inicia a temporada de 2009 na quinta-feira, recebeu mais de 122 mil pessoas na época passada, do total de quase 700 mil espectadores de corridas de touros no País.
O número de espectadores atingiu valores que já não se verificava há quatro anos, tendo-se registado mais 78.942 espectadores que em 2007, com o mesmo número de espectáculos realizados.
O Campo Pequeno lidera a lista das praças com maior número de público, com 122.768 espectadores em 20 espectáculos, seguida da Celestino Graça, de Santarém, com 49 335 espectadores em cinco corridas, e da praça do Montijo, com 40 822 espectadores, em dez corridas (...)”

Obrigado pela vossa participação!

4 comentários:

Dinis Pacheco disse...

Parabéns, Jorge, pela iniciativa em levar a cabo este debate sobre um tema que move tantas paixões!! No entanto, os resultados desta sondagem não são de todo demonstrativos de coisa nenhuma. Simplesmente pelo facto de ser um blog regional. Sem querer desprestigiar o blog, longe disso (sou leitor assíduo), deixo-te uma noticia do site "Tauromania.pt" sobre um debate do mesmo tema mas, num meio de comunicação de nível nacional. Falo do Rádio Clube Português!
aqui fica:

"Rádio Clube Português teve debate sobre touradas
5 de Maio, 2009

Segunda-feira dia 4 de Maio, pelas 10H00 no espaço "Minuto a Minuto" da Rádio Clube Português falou-se de Tauromaquia.
Pela tauromaquia estiveram presentes Paulo Caetano e José Fernando Potier.

Pode ouvir o debate no link:
http://podcastmcr.clix.pt/rcp/rubricas/minuto_a_minuto/actualidade/actualidade_2009-05-04.mp3

Pelas 11h30, abriu-se um Fórum e, das 10 chamadas recebidas, 8 dos ouvintes manifestaram serem aficionados.

Foi uma rotunda vitória da Tauromaquia, não só no debate em si, mas também e principalmente, pela forma espontanêa com que os aficionados expressaram a sua voz no Fórum representando, repetimos, 80% do total das chamadas."

Imagino que a defesa de quem é do contra será, lógficamente, o diminuto número da amostra. Este forum apenas permite este número de chamadas, daí a pouca afluência. Mas mesmo assim, em termos proporcionais, a amostra é elucidativa. Bastante, por sinal...

Anónimo disse...

mais do dobro dos votos contra as touradas do que a favor...


o povo falou!

quando se fizer um referendo a nivel nacional sobre esta temática penso que o resultado seria igual!

Calvin! disse...

Parece que mesmo em Estremoz....Nem eu esperava esta

Jorge Pereira disse...

Sr. "Professor de matemática", como deve entender, não foi possível aceitar o seu comentário. Por muita razão que se tenha, não se podem aproveitar estes espaços para ofender as pessoas. Agradeço que o refaça.
Obrigado pela participação