segunda-feira, 22 de junho de 2009

“ Deixem-nos trabalhar, nós só queremos é trabalhar”!

Ontem, como tinha previsto, milhares de pessoas ocorreram ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz para assistir à actuação do Grupo musical “Buraka Som Sistema”. Foi uma noite com “casa cheia” que me fez recordar as primeiras edições da Juvemoz no campo de Futebol.
Desde a localização dos palcos, dos bares, até à diversidade de equipamentos lúdicos que estavam à disposição do público, tudo correu de forma exemplar.
Bem, nem tudo!!!!
Na sexta-feira, primeira noite, ninguém entendeu a razão de terem sido distribuídas a cada bar apenas cinco paletes de água. Eram 23h30 já andavam proprietários “à rasca” porque não tinham água para vender e o público porque não tinha para beber.
Nem toda a gente que vai para este género de eventos passa a noite a beber álcool, até porque a PSP estava a realizar uma operação STOP junto ao Centro de Inspecções.
Na noite seguinte fiquei perplexo com o que sucedeu junto ao palco.
Tentei aceder à zona que normalmente se destina aos jornalistas e dificultaram-me a entrada. Numa primeira instância fui informado por uma senhora, talvez a manager dos “Buraka Som Sistema”, que não tinha qualquer conhecimento que a comunicação social estaria presente no evento e teve dúvidas ao me deixar passar: “Bem, passa mas não está autorizado a tirar fotografias com flash”, disse a senhora.
“Tudo bem”, disse eu, pensando que era melhor tirar algumas fotografias com menos qualidade do que não tirar nenhumas…
Mais perplexo fiquei depois. Decorridos apenas cinco minutos desta conversa com a senhora fui abordado por um “Gorila” (segurança) que, de uma forma educada, exigiu que me retirasse do local porque não tinha autorização para ali estar. Identifiquei-me, mas de nada adiantou!
Nunca, na minha breve carreira jornalística, em nenhum evento tinha sido proibido de entrar e de fazer o meu trabalho.
Nas “costas” do meu cartão de jornalista diz assim:
“AS AUTORIDADES A QUEM ESTA CARTEIRA FOR EXIBIDA DEVERÃO PRESTAR AO RESPECTIVO TITULAR TODO O APOIO INPRESCINDÍVEL AO BOM DESEMPENHO DA SUA MISSÃO PROFISSIONAL, SEM PREJUÍZO DA OBSERVÂNCIA DOS PRECEITOS LEGAIS APLICÁVEIS”.
É caso para empregar a afamada frase do nosso Presidente da Republica quando era Primeiro Ministro, “ deixem-nos trabalhar, nós só queremos é trabalhar”

De todas as formas, deu para tirar algumas fotografias no meio do público:













2 comentários:

Marcador de Serviço... disse...

Bem feita, tu não sabes tirar fotografias, estargavas a imagem do pessoal e ca potencia do teu flash, encandeavas tudo. E a reportagem das tuas pesadas derrotas no hoquei, nada? Há pois, pois... é sempre para cima de 20...

Jorge Pereira disse...

Aqui está a reacção de pessoal que não está habituado a ganhar...
Abraço