sexta-feira, 3 de julho de 2009

NOITES DE VERÃO EM ESTREMOZ

NOITES DE VERÃO EM ESTREMOZ

A Câmara Municipal de Estremoz promove, nos meses de Julho e Agosto, um conjunto de apresentações, às 21:30h, em frente à Casa de Estremoz, por forma a animar as noites quentes de verão que se fazem sentir por cá.
Assim, o programa para o mês de Julho é o seguinte:

03 JUL DANÇA
RANCHO FOLCLÓRICO "A CONVENÇÃO" DE EVORAMONTE
Não se conhece a data da sua fundação, mas sabe-se que a primeira actuação ocorreu em 1950.
Depois de uma pausa, o grupo retomou a sua actividade em 1982 e desde essa data que desenvolve a sua actividade em prol da divulgação do património tradicional português. É formado por cerca de 50 elementos que atravessam várias gerações, levando o nome de Evoramonte aos mais diversos locais.

04 JUL MÚSICA
BANDA DA ESTRADA DO BAIRRO, Associação Cultural do Imaginário
Trata-se de um quarteto em formato de jazz a que se junta uma voz feminina, mas em que o jazz surge mais como um ponto de partida do que um fim em si. Na realidade, a partir deste ponto de fuga, aborda-se um repertório com origem noutras tradições musicais da tradição musical portuguesa a outras fontes da tradição musical da Europa até África e América Latina, passando por composições dos próprios elementos da banda – a que a universalidade das fórmulas do jazz, em particular a improvisação, permite uma abordagem inovadora.

11/12 JUL PLURIDISCIPLINAR
CIÊNCIA NA RUA
Ciência e as Artes aliam-se durante duas noites para recriar algumas das grandes descobertas científicas que fazem parte do nosso imaginário. Do EUREKA de Arquimedes, ao PÊNDULO de Foucault e à PASSAROLA do padre Bartholomeu de Gusmão tentando vencer a atracção da gravidade que nos prendia à Terra, muitas são as situações em que a imagem da descoberta científica se sobrepõe à própria experiência.

18 JUL TEATRO
AUTO DA FESTA, Cendrev
Espectáculo de teatro com música ao vivo.
A peça inicia-se com um discurso da Verdade, em que esta elogia o teatro e critica a corrupção existente na corte. As duas ciganas lêem a sina aos espectadores em castelhano e pedem-lhes dinheiro ou prendas. Uma das ciganas dirige-se à Verdade, que as expulsa. Em resposta, a cigana prevê-lhe um futuro sombrio.
O espectáculo conta com encenação de José Russo, música original de Carlos Marecos e cenografia e figurinos de Inês de Carvalho. A interpretação está a cargo de Álvaro Corte Real, Ana Meira, Figueira Cid, Isabel Bilou, Jorge Baião, Maria Marrafa e Rui Nuno e a interpretação musical é da responsabilidade de Bruno Cintra, José Silva e Mário Vinagre.

24 JUL MÚSICA
ORQUESTRA DE SOPROS DA ALÉM TEJO MÚSICA
A Além Tejo Música – Associação Regional de Bandas Filarmónicas do Alentejo em colaboração com o Município de Estremoz irá promover um Estágio de Verão para jovens músicos entre 20 e 24 de Julho, em Estremoz com vista a selecção dos futuros membros da “Orquestra de Sopros da Além Tejo Música”. No final realizar-se-á um concerto, sob a direcção do Maestro Carlos Marques onde será apresentado publicamente o trabalho desenvolvido ao longo do estágio.

25 JUL MÚSICA/CINEMA
Filme/Concerto NANOOK, de Robert J. Flaherty
Este projecto tem como base, transportar para o presente uma técnica comum nos primórdios do cinema e na exibição de filmes mudos. Resume-se assim, à apresentação, ao vivo, de uma banda sonora composta para o documentário “Nanook”, recorrendo a alguns dos mais modernos instrumentos de interpretação e criação musical. Diferentes ambientes e elementos sonoros serão abordados através das fortes emoções transmitidas pelas imagens. O objectivo não se prende apenas com o tentar modernizar ou actualizar, mas sim com o de reavivar um filme considerado por muitos, um marco histórico do cinema.

31 JUL MÚSICA
SOCIEDADE FILARMÓNICA ARTÍSTICA ESTREMOCENSE "UNIÃO"
Colectividade fundada em 11 de Agosto de 1871, começou por se denominar União Filarmónica Estremocense, daí ainda hoje ser conhecida por "União". Foi no seio desta instituição que nasceu o Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide", em 1930, e a Orquestra Típica Alentejana, em 1955. teve também um Grupo Dramático em inícios do século XX, que foi dos primeiros deste género em Estremoz. Conta actualmente com cerca de 40 músicos e 45 alunos na sua Escola de Música.
SOCIEDADE FILARMÓNICA LUZITANA
Fundada a 25 de Agosto de 1840, foi considerada pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio como a banda filarmónica mais antiga de Portugal com actividade ininterrupta. Funda uma Orquestra em 1916 na inauguração do seu Salão de Baile. Em 1953, através da recém-criada secção de teatro, apresenta no Teatro Bernardim Ribeiro a fantasia musicada "Rapsódia Lusitana". Em 2005, em conjunto com o Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide" e a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, reata a tradição da realização do corso carnavalesco.

Sem comentários: