sábado, 1 de agosto de 2009

REQUALIFICAÇÃO DOS BALUARTES DE ESTREMOZ

A Câmara Municipal de Estremoz já iniciou as obras de requalificação dos Baluartes de Nossa Senhora da Conceição e do meio Baluarte de S. Pedro.
Esta intervenção consiste no arranjo exterior do espaço, com movimentações de terras, execução de pavimentos, plantações e colocação de mobiliário, bem como a execução das redes de rega, drenagem e eléctricas.
A intervenção estrutura-se em dois espaços principais, os baluartes da 2ª linha da Fortificação do Castelo de Estremoz, os quais possuem diferentes áreas e formas bastante distintas:
Baluarte de Nossa Sra. da Conceição, o maior dos baluartes em estudo, com uma área de 1800 m2, e o meio Baluarte de S. Pedro, também designado por Terreiro do Loureiro, que ocupa uma área de cerca de 1393 m2.
A requalificação daqueles espaços tem como objectivo principal a organização do espaço que se apresentava já bastante desqualificado.
Trata-se de um espaço complexo devido à altimetria existente, com inclinações acentuadas junto à muralha.
As árvores existentes foram retiradas, procedendo-se a novas plantações.
È proposto um percurso pedonal principal a acompanhar a muralha, e para o qual convergem os restantes percursos.
Na sua periferia é criada uma zona de estacionamento, onde foram também considerados lugares para pessoas de mobilidade reduzida.
Junto ao estacionamento procede-se à introdução de um canteiro-murete, com espécies arbustivas de baixa manutenção. No murete são introduzidos bancos, que permitem criar zonas de estadia e descanso, favorecidas pela presença da vegetação do canteiro e também pela proximidade e ensombramento das árvores de alinhamento proposto.









6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge
Já hoje alguém me falou das obras que estão a ser realizadas nas zonas dos baluartes, claro que foi para dizer mal. A única preocupação eram os ditos estendais da roupa situação que não agradou aos moradores da zona pois estavam habituados a estender a roupa naquele local há muitos anos.
Penso que a zona vai ficar muito mais bonita e agradável depois de requalificada.Enfim é o que temos primeiro criticavam porque o espaço estava ao abondono agora é porque está a ser arranjado o povo nunca está contente e alguns nem merecem o que é feito em prol do seu bem estar.

Anónimo disse...

Quando li esta notícia, fiquei deveras contente, afinal de contas é mais uma melhoria para a nossa cidade, “mas”, há sempre uma “mas”… se não estou em erro, nessas zonas não moram aqueles tipos “coitadinhos” que vivem do rendimento mínimo, e que “não fazem mal a ninguém”, mas por onde passam fica o caos e a destruição, daqueles bens que são pagos, por aqueles que trabalham e pagam impostos?
Para bom entendedor, meia palavra basta !!!
MN

Jorge Pereira disse...

Sr. MN,
Lamento que pense desta forma, pois apenas significa que não conhece a realidade daquele bairro. Em “Santiago”, como no resto da cidade, também habitam pessoas que se aproveitam do rendimento mínimo, mas na maioria dos casos não é assim. Mas este é um assunto no qual estou farto de falar e que poderei retomar qualquer dia.
Obrigado pela participação Sr. MN

Anónimo disse...

Os turistas que chegavam à nossa cidade e se dirigiam ao centro histórico davam de caras com um cenário pouco digno. Estendais por todo o lado,lixo, ervas, etc. Penso que depois do arranjo o local vai ficar melhor e muito mais agradável. Só não vê quem não quer ou não lhe convém. Agora existe o problema dos estandais é um facto, as pessoas estavam habituadas a estender ali a roupa e não gostaram. Umas porque não têm condições em casa para estender, outras porque estavam habituadas e lá começaram a tecer duras criticas ao Sr. Presidente(nesta altura é sempre oportuno convinhamos). Uma coisa é certa, em nome do progresso todos nós temos que por vezes abdicar de algumas coisas ou porque estamos habituados ou porque nos dão jeito. Quando se faz uma obra há sempre alguém que fica um pouco menos beneficiado, mas se pusermos os prós e os contras no prato de uma balança veremos que ele pende sempre para o lado dos prós, esta será mais uma dessas obras concerteza.

Anónimo disse...

Bem não gostei do coitadinhos ... acho um comentário estupido e racista acima de tudo, o ke não falta por este país fora é muito calão que vive á custa do rendimento minimo...enfimmm,, Santiago merecia uma atenção ha já muito tempo, esta obra é da Camara ou da Junta??? è parceria??' como è??, mas á parte as cores politicas e o estar a ser feito em verdadeiro tempo eleitoral.... ja sabemos como é... só digo... Santiago Merece!!!

Anónimo disse...

Obras da junta? mas alguém viu alguma obra da junta nos últimos anos? essa é mesmo para rir... agora votem outra vez na dita cuja...coitada não se enxerga e ainda se recandidata?....