sábado, 28 de novembro de 2009

XVII Cozinha dos Ganhões

Foi inaugurada ontem a XVII Cozinha dos Ganhões, certame que decorrerá até à próxima terça-feira, dia 1 de Dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, Engenheiro André de Brito Tavares.
A principal novidade deste ano, é a criação de espaços nos quais os visitantes poderão petiscar de pé. Desta forma, em vez de estarem sentados sempre no mesmo espaço, poderão dar uma “voltinha” pelos diversos tasqueiros e provar o que de melhor têm para oferecer.
Nesta edição da Cozinha dos ganhões, e dada a grande adesão dos tasqueiros locais, participam apenas agentes económicos do concelho de Estremoz.
A entrada é gratuita.
A Cozinha dos Ganhões (trabalhadores rurais), referência a nível de gastronomia no sul do país, nasceu em 1985 durante uma petiscada que reuniu João Albardeiro, Aníbal Alves e João Ferrão e nesta edição, com um programa que pretende ser uma mostra do melhor do concelho de Estremoz, irá certamente atrair ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz inúmeros amigos da boa cozinha, do convívio e da cultura popular alentejana.
Passem por lá!!!


Programa:

7 comentários:

Anónimo disse...

E eu passei lá.
Era o que eu temia, perdeu-se muito em relação aos anos anteriores.
A grande "inovação" passou por dividir o espaço entre o restaurante e zona de comes e bebes, um fracasso, filas de pessoas para entrar e comer nos restaurantes enquanto metade do espaço se encontrava às moscas.
Visitantes diria que muito menos, pessoas de fora de Estremoz nem vê-las.
O grande parceiro, apoiante e um dos grandes divulgadores do certame há vários anos "Delta Cafés" já partiu para outros lados.
Diria que passámos de um evento gastronómico nacional de renome e de referência para o regresso ao evento local da tasca e da bebedeira.
Esteve correcto o novo presidente em acabar com o Estremoz Marca, afinal de contas Estremoz já não marca, ou pelo menos, nestes Ganhões não marcou.
Penso que isto deveria ser motivo de reflexão da população e de análise dos meios de comunicação locais, se quiserem claro.

Anónimo disse...

FUI LÁ E GOSTEI MAS DEIXO ALGUMAS CRITICAS POIS QUANTO AO ARTESANATO PODERIAM VARIAR UM POUCO E HOUVE MUITO POUCA MUSICA, GRUPOS A ACTUAR AO VIVO .

Anónimo disse...

E quem não gostou, não tem direiro a opinião?

Jorge Pereira disse...

SR. Anónimo do dia 1 de Dezembro das 21h37,
Dou-lhe razão quando refere que a Cozinha dos Ganhões “deveria ser motivo de reflexão da população e de análise dos meios de comunicação locais, se quiserem claro”. Independentemente do seu conselho, e como não gosto de opinar em jornais (para isso serve o blogue) e pretendo manter a minha isenção acerca dos mais diversos temas, fui para a rua ouvir as pessoas (4 tasqueiros e 4 visitantes) e lamento informá-lo que as suas opiniões divergem em muito da sua. Na próxima edição do Brados do Alentejo poderá ler esses comentários.
Muito obrigado pela participação.

Anónimo disse...

No dia 1 fui ás 18horas mas já fiquei á porta,pareceu-me que tinha a informação que fecharia ás 20horas,o segurança não me disse o contrario,mas...disseram-me que já não se podia entrar...não estou a criticar ninguem porque nem tive oportunidade de entrar mas fica aqui esta nota.
Talvez eu estivesse errado em relação ao horário mas foi o que aconteceu.

Anónimo disse...

Eu sei que estando de fora é sempre fácil criticar o trabalho dos outros. Mas nao vi a avanache de gente que vinha visto em 2008 e em 2007, durante o dia e noite, com espectáculos adequados. A feira de Borba, desta vez, deu bigode.

Anónimo disse...

Sr. Jorge, enquanto jornalista já deve ter constatado que normalmente a exposição pública molda a opinião das pessoas, principalemente em meios pequenos.
Eu não gostei, acho que houve um retrocesso, trata-se apenas da minha opinião.
Diria que a julgar pelos comentários do seu blog (que muito prezo) não sou a única pessoa com esta opinião.