sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Rescaldo da Cozinha dos Ganhões!!!

Sinceramente, não era minha intenção tecer qualquer tipo de comentários acerca da XVII edição da Cozinha dos Ganhões, mas como este assunto está a suscitar tanto interesse por parte dos visitantes do “Estremoz Revisited”, resolvi deixar umas breves palavras e algumas sugestões.
Visitei o certame e verifiquei que o espaço estava um pouco mais agradável do que em anos anteriores. A decoração melhorou um pouco e deu o “mote” para o lançamento do livro “Bonecos da Gastronomia” que decorreu no sábado. A criação de um novo espaço para petiscar de pé possibilitou, ainda, que se evitassem as filas e filas de anos anteriores. No meu caso, por exemplo, e com um grupo de cerca de 20 pessoas para jantar, no ano passado esperámos cerca de duas horas e meia para podermos comer, enquanto que este ano esperámos apenas cerca de uma hora e tivemos oportunidade de ir petiscando até que houvessem lugares disponíveis.
Também podem dizer que havia menos gente no certame! Sinceramente, tive essa ideia na noite de sábado, mas depois de ter falado com os tasqueiros fiquei na dúvida. De todas as formas, não podemos esquecer o contexto de crise que vivemos actualmente e que poderá ter sido determinante e contribuído para “afugentar” alguns dos visitantes do certame.
Outro dos aspectos que gostaria de salientar foi a ausência do “tradicional” fumo que normalmente resulta dos “cozinhados”. Este ano não dei por ele e até consegui tirar fotografias da Cozinha dos Ganhões sem fumo!!! A roupa este ano não cheirava a carne assada! Extraordinário!
Graças aos aquecedores que se encontravam espalhados, a temperatura do recinto também estava bastante agradável e o facto de a entrada ser gratuita contribuiu também, com todo a certeza, para o regresso de várias famílias ao certame.
No entanto, houve alguns aspectos que, NA MINHA OPINIÃO, não resultaram… Notei a ausência das provas de vinhos e enchidos que se tinham vindo a realizar nas últimas edições e que podem ser importantes para as nossas empresas mostrarem os seus produtos a potenciais compradores.
Também considero que, como nas edições anteriores, houve pouca animação / espectáculos durante a hora em que as pessoas se estavam a deliciar com as iguarias que estavam a ser servidas. Aliás, pelo que pude observar, esta é a grande critica do público que visitou a Cozinha dos Ganhões, falta de espectáculos e animação!
Pela noite dentro, principalmente os mais jovens encontraram uma discoteca improvisada que garantiu animação até altas horas da manhã… A ideia de dividir o pavilhão ao meio foi boa, pois, mesmo quando estava pouco gente, dava a ideia de que estava cheio. Não tenho dúvidas que os bares também fizeram negócio!
Certamente que muito mais se poderia dizer da XVII edição da Cozinha dos Ganhões, mas as “breves palavras” já não são assim tão breves e este espaço também é vosso!!!!.
Bom fim-de-semana!


3 comentários:

Anónimo disse...

Só posso afirmar que acho quer já se fez melhor, muito melhor.
Penso que estamos a caminhar no mesmo sentido do caranguejo, deviamos estar a caminhar no sentido do "Festival Gastronómico Nacional" e estamos a caminhar no sentido das "Tascas dos Estremocenses".
Isto obviamente é a minha opinião, espero que não ofenda ninguém, se quiserem posso deixar da manifestar.

Anónimo disse...

Isso é que é uma opinião imparcial, sim, senhor. É engano meu ou a dita veradora Silvia Dias, estava na tua mesa? Apenas esperarram uma hora... ele há cada um!!!

Anónimo disse...

E o que dizer do titutlo de um outro jornal da terra onde um rapazinho que, enfim, quer ser vereador do desporto e da cultura. Comentem,