quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cortar o “bem pela raiz”

O Brados do Alentejo efectuou um “Boneco” há uns meses acerca de umas árvores que estariam a crescer e a tapar os postes de iluminação.
Pois bem, alguém tentou resolver esta situação, embora tenha interpretado o “Boneco” da pior forma e “despido” as árvores totalmente. Numa zona sem parques, até porque o que existe não é inaugurado, e sem espaços verdes, isto foi cortar “o bem pela raiz”. O único local de que os moradores de Casais de santa Maria (Mendeiros) dispunham para brincar com as suas crianças está como se tivesse saído de um filme de terror!!!
E já agora… estas árvores abrigavam milhares de passarinhos que todos os dias faziam as delícias de quem passava e tinham a oportunidade de verificar um invulgar número de aves que, agora, transformadas em “sem abrigo” acabarão por morrer e outras por fugir para outras paragens.
Gostava de saber, para além daquelas que devido à violência dos cortes acabarão por morrer, quanto tempo levarão estas árvores a recuperar a sua vegetação.
É um cenário desolador que está a causar grande consternação junto dos moradores de Casais de Santa Maria. Por favor, passem por este local, verifiquem vocês mesmo e perguntem aos residentes o que pensam sobre isto tudo!
Só espero, muito sinceramente, que esta tenha sido uma atitude tomada segundo PARECER TÉCNICO e que tenha alguma justificação VÁLIDA!
ANTES



AGORA



4 comentários:

Anónimo disse...

Ò tempoooo, volta pra trássss, dá-me tudo o que eu perdiiiiiii.
Too late my friend.

Anónimo disse...

Ès mesmo ignorante ou será que te fazes, não sabes que es árvores recoperam já na Primavera, vê as do Rossio que há tres anos que andam a ser cortadas assim.lol

Anónimo disse...

Regras fundamentais:
Arquitectura da copa A fisiologia da compartimentação As técnicas de poda As ferramentas e equipamentos mais apropriados para cada actividade Orientações Observar condições biológicas da árvore, considerando se já há botões florais ou flores. Caso existam, deve-se evitar a poda.

* Conferir as condições físicas da árvore, observando o estado do tronco (oco, rachaduras, podridão), ramos secos ou mortos.

* Analisar os cabos electricos, caso estejam encostados nos ramos, desligar a rede.

* Executar o corte com segurança, começando a operação, sempre que possível, de fora para dentro da árvore, usando ferramentas adequadas.

* Deve-se cortar ramos pesados em pedaços. Os mais leves descem inteiros. Usar sempre cordas para apoiá-los, antes de proceder o corte.

* Escolher a melhor época, que é logo após a floração, mas as podas realizadas no final do Inverno e início da primavera promovem a cicatrização dos ramos de forma mais efectiva.

* Adequar uma árvore a um espaço menor do que o seu desenvolvimento natural exige não é recomendável. Seleccionar outra espécie que se desenvolva com menos espaço.

* Não reduzir a copa demasiadamente. Se uma poda severa for necessária, processá-la em etapas, com maior frequência.

http://www.agrariaverde.pt/jardins/poda_de_arvores.html

Anónimo disse...

eu informei-me quem mandou podar mandou mal a poda seria feita mas sem deixar as árvores tão nuas ... e o viveiro ? completamente abandonado e o tanque onde até habitavam alguns peixes se não fosse a água da chuva já teriam morrido ...coitados dos peixes que nem sequer votaram ....quase como na Câmara onde já muitos se queixam da governação