quarta-feira, 20 de maio de 2009

7 anos depois

Comemora-se hoje, dia 20 Maio, o sétimo aniversário da Independência de Timor-Leste, momento que testemunhei na primeira pessoa.
Timor-leste, antiga colónia portuguesa desde o século XVI, esteve ocupada pelo Japão durante três anos, na altura da 2ª Grande Guerra Mundial. Em 1945, a Administração Portuguesa foi restaurada e seguiu-se um período de quase três décadas em que não se manifestaram movimentos independentistas. A 28 de Novembro de 1975, após uma breve guerra civil foi proclamada a República Democrática de Timor-Leste.
A 7 de Dezembro de 1975, Timor-Leste foi invadida pela Indonésia que a ocupou durante os 24 anos seguintes.
Depois de 24 anos de ocupação indonésia (1975-1999) e de três sob a administração da ONU (1999-2002), Timor-Leste, conseguiu finalmente a sua independência a 20 de Maio de 2002.
Cheguei à Terra do Sol Nascente dia 19 de Outubro de 2001, 37 horas depois de me ter despedido da minha família e amigos no Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.
Foi uma aventura cheia de peripécias que começaram ainda em Portugal. Como se explica a uma “mãe galinha” que vamos para um país que desconhecemos e que dista cerca de 13 mil quilómetros da terra que nos viu nascer?
Apenas com 24 anos, e com uma irreverência própria da idade, fiz as malas e, a uma semana do início da preparação, consegui convencer os meus pais, pois estava tão decidido a partir para esta aventura que perceberam que não havia volta a dar.
Passaram-se 4 meses de preparação e eis que chega o dia da partida, dia 17 de Outubro de 2001. Nunca mais me esqueço, estava um dia tão cinzento e triste como as faces dos familiares que se encontravam no aeroporto para se despedirem dos seus entes queridos, militares que só regressariam meses depois em férias.
A hora da despedida e a entrada para o avião são momentos que ficam para sempre gravados na memória destes militares e de tantos outros que partiram para missões no estrangeiro.
Acerca da própria missão e dos 8 meses que passei neste país voltarei a falar brevemente. Como podem entender, muita coisa se passou e não posso, nem consigo, restringir tantas recordações a um post.




4 comentários:

Maria Antónia Zacarias disse...

Obrigada por me lembrares esse momento histórico do país onde nasci e onde quero ir. Ainda não perdi as esperanças de conhecer Timor e as suas gentes.

Guida disse...

Deve ser uma experiência inesquecível, algo tão profundo que se nota nas tuas palavras a emoção desses dias...Realmente para a tua 'mãe galinha' não deve ter sido nada fácil mas tem com toda a certeza um orgulho grande no seu filho...Não sabia que tinhas estado em Timor, nem que tinhas sido militar, mas fiquei agradavelmente surpreendida, porque para se conseguir ter essa atitude, não é só a irreverência da idade mas é também ter um grande coração...A tua Filha já tem grandes motivos de orgulho em ser tua filha, e tu tens histórias lindas para a encantar.
Jinhos para os três...

Anónimo disse...

JORGE FALA AI DAS MENTIRAS PEGADAS DO SR. RAIMUNDO CONTRA O PROF. VINTEM E QUE TUDO SE VAI SABER EM BREVE

Jorge Pereira disse...

Guida,
muito obrigado por mais uma magnifica intervenção.
Beijos dos três.