sábado, 30 de maio de 2009

Manter viva a memória dos nossos ilustres!!!!

Estremoz é terra de encantos, terra de poetas, artesãos, pintores, etc., personalidades que se destacam (destacaram) nas mais diversas áreas e que levaram (levam) o bom nome da cidade a todos os cantos do país e do mundo.
Ora, como é do senso comum, o reconhecimento do trabalho e talento destes estremocenses (de nascença ou por adopção) chega, muitas vezes, depois de falecerem e em forma de placas colocadas nas fachadas das habitações onde residiram.
Até aqui tudo bem!!! A colocação destas placas é prática corrente em todo o país.
No entanto, é lamentável que o estado em que se encontram grande parte destes edifícios em nada dignifique a memória dos seus antigos habitantes.
É o caso da residência de Sebastião da Gama, ilustre professor da “Escola Industrial e Comercial” de Estremoz.
Como se não bastasse a degradação de todo o prédio, a placa há muito tempo que deixou de se conseguir ler e o que era antes uma cozinha serve agora de casa de banho, usada por todos os animais, de 2 e quatro patas, que por ali pernoitam.
Não tenho, também, muitas dúvidas que aquela residência serve para actos menos lícitos. Pelo menos, com tantos casos destes nunca teremos que nos preocupar em criar “salas de chuto”.




Inscrição da placa

BATEI À MINHA PORTA, IRMÃOS,
ENTRAI
QUE EU TENHO AMOR PARA VOS DAR…

SEBASTIÃO DA GAMA
VIVEU NESTA CASA
DE 11-5-1951 A 5-2-1952

8 comentários:

Rennie disse...

ele realmente convida o pessoal a entrar...!

Anónimo disse...

é a politica de segurança que temos deste mandato,estremoz terra de ciganos.

Anónimo disse...

queres veres que os ciganos só cá estão há 3 anos e meio...
Não critiquem só por criticar. O Mourinha tb nada fez em relação a esta gente.

Anónimo disse...

Parece que a comunidade cigana só se encontra em Estremoz há 3 anos e meio, antes nunca incomudadram ninguém. Agora vem a candidatura do mourinha e tudo está mal no tempo dele não havia problemas, era tudo um mar de rosas. Tenham vergonha s.f.v.
Obrigado

Anónimo disse...

tenham vergonha s.f.v.NO TEMPO DO SR. MOURINHA ESSA COMUNIDADE ESTAVA REGISTADA E COM AS BARRACAS NUMERADAS,PODE CONSULTAR ESSES NUMEROS NA CAMARA E NA PSP,3 ANOS E MEIO DEPOIS DEIXO AO SEU QRITERIO.JÁ AGORA TENHA CORAGEM E VA CONTALAS E LEVE O SEU PRESIDENTE CONSIGO.

Anónimo disse...

tempo do mourinha!!! tempo da CDU para o mal e para o bem ... tempo do mourinha , mas quem é o Sr. Mourinha???

Anónimo disse...

esta agora tá boa!!!!!já fazem assaltos a carros á porta do PRESIDENTE para irem assaltar o modelo.então para quando a construção do quartel da gnr?pela boca morre o peixe SR. PRESIDENTE.

Anónimo disse...

sei de fonte segura que esta habitação é de um importante empresário de estremoz e tb sei que só não está remodelada e recuperada devido às barreiras criadas pelo igespar e pelos arquitectos da CME...